11 de março de 2014

Recomendações de uso do blog para Cursinho Pré-ENEM Online

Prezado leitor e estudante que fará uso das nossas postagens para servir de subsídio aos seus estudos para o ENEM, atente-se em ler todas as recomendações abaixo a fim de que o uso do blog possa lhe ser realmente útil com essa finalidade.


Recomendação I

Antes de começar a estudar pelo blog, leia sobre a metodologia das nossas postagens.

Recomendação II

O blog, eventualmente, pode postar notícias e postagens de dicas pessoais do estudante anônimo sobre alguns macetes relativos a cursinhos pré-vestibulares, formas de estudar, as dificuldades que podem surgir durante essa empreitada e outras coisas mais, entretanto, é importante que o estudante tenha sempre autonomia para escolher aquelas orientações que se adequam mais à sua personalidade ou não.

Recomendação III

Autonomia é fundamental, portanto, para que se percorra o melhor caminho possível rumo à algo. E o estudante deverá tê-la em tudo: modo melhor de aprender, relação tempo e organização, relação contras e prós, enfim, deve-se cuidadosamente dedicar-se a pensar o que é mais vantajoso e o que pode traz mais desvantagens.

Recomendação IV

Não se cobrar, no sentido de se pressionar, também é fundamental para que se percorra o melhor caminho possível rumo à algo. Essa é uma recomendação pessoal! Se você acredita, entretanto, que "funciona" melhor se cobrando, o faça, mas eu não aconselharia.

Recomendação V

Ter compromisso com os estudos é uma terceira coisa fundamental. Pode ter certeza que os seus concorrentes do ENEM, ao menos aqueles que vão conseguir uma boa nota, certamente estarão estudando diariamente, inclusive nos finais de semana e boas horas por dia. Alguns cursinhos intensivos, por exemplo, que são aqueles mais curtos e rápidos tem duração de 7 meses anteriores ao ENEM.

Recomendação VI

É fundamental possuir uma boa organização. Ao decorrer dos estudos para o ENEM, devido à quantidade de matérias a serem vistas e o tempo, isso pode parecer um pouco difícil. Mas não perca o controle! Desde que você tenha compromisso, ou seja, estude de fato, e não fique adiando o andar dos estudos, você pode ter certeza que está fazendo o seu melhor.

Recomendação VII

Estudar para o ENEM ou para qualquer outra prova de mesmo nível demanda, na verdade, remodelar a sua vida. Você não deve extinguir o seu lazer, pois ele também é essencial, assim como os momentos de descanso, porém, se você vai à muitos eventos ou passa muito tempo na internet se divertindo, deverá repensar o que tem mais prioridade. É preciso também estar em dia com a saúde e possuir uma alimentação adequada.

Recomendação VIII

Eu, autor do blog, não recomendaria trabalhar e estudar ao mesmo tempo para uma prova do tipo do ENEM, uma vez que ela cobra matérias de todas as disciplinas, ou seja, daquelas que você tem facilidade e das que tem dificuldade. Trabalhar quando já se estiver na faculdade, e havendo necessidade, acredito que "ainda vai". Agora, se você precisa mesmo trabalhar e não pode sair do emprego no momento ou futuramente para se dedicar inteiramente à preparação para o ENEM, então cabe apenas a você escolher isso. Eu não gostaria de desanimá-lo(a), mas tenho que informar que você talvez estará em uma desvantagem considerável a quem só precisará estudar.

Recomendação IX

Não deixe que pensamentos negativos tomem à sua cabeça. Eles geralmente não tem a menor necessidade em evitar algo e só atrapalham. Você não precisa necessariamente ser exacerbadamente otimista. Ser apenas realista pode ser uma boa. Mas não veja o "ENEM" como a prova, talvez encará-lo como apenas mais uma prova, lhe ajude a não se desesperar. Afinal de contas, desesperado não terá de forma alguma um bom resultado. De forma alguma! Se não se desesperar, existe a possibilidade de que se tenha uma boa nota.

Recomendação X

Você pode seguir as dicas desse blog, assim como de outras páginas. Mas cuidado para não se confundir e se sentir desorientado(a). "Estudos de um Estudante" através dessa proposta de "Cursinho Pré-ENEM Online", lhe recomenda uma página sem ligação conosco, mas que pode ser útil. Esta página é a "Entenda o ENEM - com Mateus Prado" no facebook. Mas atenção: nós não temos nenhuma responsabilidade com dicas ou conteúdos que não foram produzidos por nós. Essa página sugerida não substitui a nossa proposta de "cursinho", mas é uma boa página para se tirar dúvidas quanto às universidades, processos seletivos e regras do edital do ENEM, etc.

Recomendações extras:

- Siga a ordem das postagens de "Cursinho Pré-ENEM Online". Elas têm um selo e um número de edição. Se você não estudará matérias específicas, jamais pule, por exemplo, da edição 006 para a 011.

- Não demore muito em um conteúdo. Tente aprender um novo conteúdo em apenas um dia ou no máximo dois. Em cursinho, principalmente os intensivos, é assim. Cada aula é uma nova matéria. Igualmente, após ter entendido o conteúdo, dedique-se às releituras das postagens de resumo e reaplicações dos exercícios baseados nas postagens de resumo. Isso tanto para memorização da teoria quanto da prática. Faça isso por no máximo mais dois dias. E repita de uma em uma semana, os exercícios baseados nas postagens de resumo até, preferencialmente, o penúltimo mês anterior ao ENEM. É esperável que ao passo que você comece a acumular exercícios para repetir, o seu tempo de estudo diário aumente. Entretanto, da mesma forma, quanto mais você praticar, mais ficará craque nas matérias e, portanto, não demorará para resolver os exercícios. Se você acredita que tenha memorizado muito bem exercícios relativos a uma matéria, então pare de praticá-los, porém nos meses de véspera do ENEM é importante reaplicar os exercícios praticados lá no início para que o aprendizado sobre eles não seja perdido. Lembre-se que um conjunto de exercícios que você tenha praticado há mais tempo e mais vezes, será melhor assimilado na sua mente daquele conjunto de exercícios que você tenha aprendido nos meses de véspera do ENEM.

- Uma vez por mês é importante fazer um simulado do ENEM. Você pode o fazer de duas formas: repetindo provas anteriores do ENEM e respeitando às regras e o tempo estabelecido para a realização das provas ou mesmo fazendo simulados do ENEM na internet. De preferência, opte por fazer os simulados aos sábados e domingos, dias em que o ENEM é aplicado. E respeite o tempo da prova e suas condições para que seja criado um cenário parecido ao do dia real da prova. Portanto, nesses dias, já deixe a garrafinha de água ao lado da mesa de estudos junto com algum lanche, conforme achar melhor. E peça para que ninguém lhe interrompa durante todo o período. Você pode usar o contador regressivo do seu celular, caso possua, para controlar melhor o tempo. Se não possui, calcular as horas e pôr no despertador a hora final do simulado é o que há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário