Páginas

11 de março de 2014

Metodologia do Cursinho Pré-ENEM online

Conheça a metodologia que será usada em nossas postagens referentes ao ENEM e entenda como nossas postagens podem ser úteis em seu estudo.


As postagens de resumo de uma determinada matéria de uma disciplina terão formato de síntese. Isto é, suponhamos que seja a matéria "Evolução", da disciplina Biologia. Na postagem, haverá um compêndio dos principais tópicos relativos à evolução. Por exemplo, "Evidências anatômicas da evolução"; "Evidências embrionárias da evolução" e assim por diante. Ou seja, não nos delongaremos em aprofundar o assunto "Evolução", mas apenas expor de forma sucinta as principais ideias. O objetivo com isso é que o estudante tente, a partir da releitura frequente do conteúdo, conseguir memorizar tais ideias. Logo, esperamos que ao memorizar as principais ideias, o estudante seja capaz de, diante de uma questão, lembrar o conhecimento didático adquirido somando isto à um raciocínio pessoal que lhe permita resolver uma questão-problema do tipo do ENEM. Algumas disciplinas poderão ter menos matérias publicadas em relação a outras. Por isso, é importante que o estudante possa procurar também em outras fontes conteúdos que por ventura não estejam publicados neste blog e possam cair no ENEM.

As postagens de exercícios baseadas nas postagens de resumo terão o intuito de vir à complementar tal memorização citada anteriormente. E elas terão o formato de "pergunta e resposta", "complete a frase" ou ainda "ligue os termos". É claro que há exceções de acordo com as matérias e até mesmo com a disciplina. Matemática, por exemplo, é uma disciplina que não se aprende "decorando" teorias. Mas, entretanto, até na própria matemática, é preciso saber na ponta da língua algumas regrinhas que julgam-se necessárias saber do que se trata (teoria) e como se aplica (prática). Entretanto, de modo geral, os exercícios terão o formato anteriormente explicado. Note estudante que, apesar do formato facilitar a memorização, ela só se tornará possível se for posta em prática diariamente. Preste atenção numa dica útil: de nada adiantará você aprender um conteúdo hoje se no dia da prova não lembrará dele. É preciso, fora a memorização inicial com várias releituras das postagens de resumo e a memorização inicial com várias reaplicações dos exercícios baseados nas postagens de resumo, estar sempre voltando em tais postagens de resumo ou em tais exercícios baseados nas postagens de resumo ao decorrer dos estudos. Às vezes, isso pode ser mais vantajoso do que querer aprender tudo. Veja a reportagem especial do "Jornal da Globo" que ajuda a entender um pouco mais sobre o que guardamos e o que esquecemos (VÍDEO 1, VÍDEO 2, VÍDEO 3, VÍDEO 4 E VÍDEO 5)

As postagens de questões de simulados do ENEM terão sempre o gabarito. Essas questões de simulados do ENEM não são do blog "Estudos de um Estudante" e, portanto, não foram elaboradas pelo autor do blog. Como tais questões simulam as questões do ENEM, elas não são originárias das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio. O intuito dessas questões é dar uma visão ao aluno de como são as questões do ENEM. As questões de simulados do ENEM são do Colégio Bernoulli, um dos colégios mais bem colocados no ranking de notas do ENEM por escolas em todo o Brasil.

As postagens de questões do ENEM terão sempre o gabarito e serão comentadas. Essas questões já foram aplicadas em provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio e os comentários à respeito delas pode ser comentários próprios do autor do blog ou de professores.

As postagens desse blog podem ser usadas como forma parcial, integral ou complementar aos estudos do próprio estudante. Caberá apenas a você, estudante, decidir a forma como usará as nossas postagens nos seus estudos. Se for usar de forma integral, fique atento às recomendações de uso do blog com esta finalidade. A metodologia de aprendizagem proposta aqui é baseada em uma experiência pessoal e autônoma e, igualmente, bem-sucedida. Ela, entretanto, não é uma metodologia profissional criada por um professor.

Você também pode fazer perguntas ao autor do blog nas postagens e/ou reportar erros. Estarei à disposição no que puder ajudar. Bom proveito e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário